3 de janeiro de 2012

Os últimos serão os primeiros

Não sei o que o inventor da frase pensou, já que o primeiro é o primeiro e o último é o último...vai ver foi após viajar de busão, porque toda vez que eu viajo em um, lembro dessa frase e esqueço de postar.

Não sei qual é a da pressa de se embarcar logo, uma vez que os assentos são comprados com numeração. Então, eu sempre procuro ser a última a guardar a mala no bagageiro. Desta forma, quando chegar ao destino, serei uma das primeiras a pegar a mala e evitar que quem foi me buscar, fique uma eternidade esperando. Viu, neste caso, os últimos serão os primeiros. Rá! Garota esperta.rs

Hoje enfrentei após muito tempo (na verdade, nem lembro se já o havia feito alguma vez na vida) uma viagem em um ônibus "pinga pinga". Pra quem não teve o "prazer" de conhecer, eu conto:
- primeiro, vc se prepara para fazer uma viagem de 6 ou 7 horas em DEZ HORAS e descobre ao chegar que faltou na aula de matemática e foram só 8 horas e fica feliz!
- depois vc se prepara para viajar de dia. Deve ser porque ninguém vai ficar de madrugada na beira da estrada pra não perder a condução.
- por falar no meio da estrada...ele pega e deixa as pessoas em todas as rodoviárias do trajeto e em todos os pontos de ônibus que tiver alguma alma viva querendo entrar ou sair. Falando assim, só 1h a mais de viagem parece milagre.
- um adendo sobre a beira da estrada: em um ponto da viagem o cobrador gritou 3X: alguém vai descer aqui? Isso com o busão em movimento e no meio do nada! E eu pensei: aqui, agora? Ou aqui, na próxima cidade? Enfim, fiquei rezando pra alguém dizer que sim e depois fiquei rezando para que fosse alí, no meio do nada. E, como ele parou na próxima cidade, ficou tudo certo.
- prepare-se também para ouvir (forçadamente. Leia-se: mesmo com fone de ouvido) conversa alheia. Seja do fulano com o ciclano da poltrona do lado, seja de gente-mega-fone conversando ao celular.
- prepare-se também para o berçário. Nunca viajei com tanta criança dentro do ônibus. E como é de dia, quem disse que elas dormem? E, não me levem a mal...eu adoro crianças, mas foi meio demais. Uma chutando o meu banco, outra gritando, outra correndo e quase fugindo pela porta...
- como as pessoas adoram conversar, prepare-se também para um questionário básico, mesmo que você esteja de fone de ouvido, fingindo que está dormindo: esse ônibus está cheio, né! Uhm, nem tanto. Você veio da Capital? Sim. Estava chovendo muito lá? Não. Você é daqui ou é de lá? Daqui. Foi visitar alguém? Minha família. Tem muita gente daqui lá, né. Não sei. Meu filho mora lá. Sorriso de "e o Kiko?". Você vai até a última parada? Não, ficarei em Assaí. E, quando o ônibus esvaziou um pouco, sem titubear, o senhor foi correndo pro banco lá da frente. Nem deu tchau. hahaha...só porque fui monossilábica? Detalhe: esse senhor ficou sentado do meu lado somente por uma hora mais ou menos.
- em uma viagem dessas (ou em qualquer outra) não coma como se não houvesse amanhã! Eu resolvi usar a tática: barriga cheia = sono, muito sono. Acordava, comia petiscos, dormia. Até cheguei a pensar que viajar assim emagrece, uma vez que, por mais porcarias que vc coma, fica difícil atingir 1500/2000 cal. Uma hora meu estômago brigou com o fígado e veio o enjôo. Nessa hora, um ônibus cuja janela não abre, somado ao ar condicionado que não refresca e aos 1000 odores misturados é tudo que você não precisa.

Pra quem se animou, vá já pro guichê mais próximo e reserve sua passagem. Após isso, marque uma hora na terapia. Recomendo. rs

Beijos,
Betty.

Nenhum comentário: