21 de janeiro de 2011

A Saga do Primeiro Cupcake

Cãp o que? Cupcake. É modinha há um tempo já no Brasil, mas por alguma razão, ninguém ao meu redor tinha ouvido falar. Decidi que me aventuraria pelo mundo dos cupcakes e já, modesta, queria enfeitá-los com pasta americana (que segundo li em uns sites, é o cão chupando manga pra acertar o ponto. Ou seca e racha, ou umedece e não seca jamais! E confesso que fiquei desconfiada de uma cobertura que dura 6 meses se guardada corretamente - SEM CONSERVANTES!!). Então, devido ao prazo curto, resolvi começar por um básico e quando li no site Receita Perfeita da Pamela Brandão, que o Cupcake de Chocolate Branco que ela havia postado era a massa mais fofa que ela já havia feito e que era um dos mais tradicionais, não sobrou dúvida: O ESCOLHIDO! A receita tá aqui.

Pra quem quiser tentar, recomendo esse post sobre o be-a-bá do cupcake.

Liguei para todos os lugares que imaginei (quatro.rs) e não encontrei forma de cupcake em Londrina. Alguns diziam que estava em falta, outros diziam cãp-o-que? hauhauahua. Decidi usar formas de empada que encontrei em uma loja. Fui comprar e não tinha! Absurdo!!! Ou eu que fiz confusão após ter ligado em tantas lojas e fui na loja errada.haha. Pro meu azar, a outra estava fechada. Pleno sabadão. Maldito costume brasileiro, onde o batente começa de verdade depois do carnaval.

Revoltada, voltei pra casa e quando estava quase desistindo, meu lado taurino teve a brilhante (e persistente) idéia de juntar o máximo de forminhas numa forma retangular. E não é que ficou até charmoso? Só não ficou tudo igual. Fotinha digna de "quem não tem cão, caça com gato".


Depois, era só esfriá-los numa grelha para esfriar o fundo e não estragar (acho que era pra isso.hahaha). Outra improvisação: essa é uma das estantes da geladeira, que tirei faz muuuito tempo e estava encostada na despensa. Serviu! Olha só....


Pausa pra dica importante: LEIA BEM O MODO DE PREPARO antes de se empolgar e misturar os ingredientes.

Para fazer a massa eu li "peneire todos os ingredientes secos" e juntei farinha, fermento e açúcar. Logo em seguida vem "bata o açúcar com a manteiga até...". E agora, José? Joguei tudo fora e comecei de novo. Sim, desperdício, mas eu estava muuuuito com pressa.

Para fazer a cobertura eu segui certinho, mas fui pensando..ah, um pouquinho a mais de manteiga não faz mal. E segui a mesma linha de raciocínio para o cream cheese, para a baunilha e para o chocolate (colheres e xícaras medidoras são essenciais. Eu só tinha as xícaras e repito, estava com muita pressa.rs). E BEM NO FINAL, eu vi a super quantidade de açúcar de confeiteiro que é necessária. Eu fazia duas receitas e só tinha açúcar pra uma. Resultado...cobertura molenguinha. Dá pra ver na foto de baixo, junto do cupcake mais quadradinho que encontrei no meio dos irmãos tortinhos.


E esta é a foto "artística" que já tirei pensando em postar no blog sobre a minha saga, e também pra mostrar pra Pamela. Porque eu acho importante demais, agradecer a quem, "de grátis" divide com o mundo, pedacinhos de sua sabedoria....em qualquer área.


Por fim, esse é o aniversariante-cobaia presenteado com os cupcakes. Detalhe que cortei os ditos. Culpa da máquina que está com o visor danificado.hahaha.



Em breve, cenas do próximo capítulo...rs

Beijos,
Betty.

Atualizando...post com mais informações aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Betty, querida!

Ah que saudade. Mesmo. eu vou te mandar um e-mail, mas só uma pessoa determinada como você pra ir atras de tudo por cupcakes. rs.... fiquei com vontade.

Ju Vieira disse...

Querida, que máximo!!!!
Pois é, gora os brasileiros estão se rendendo à essa mania!Outro dia vi um quisoque num shopping só de cupcakes!E eu que ainda não havia experimentado um,fui me jogar!ahahahaha
Comi um de brigadeiro!!!!!!!!!!!!!!!

Eu acho tão foda que vc é super prendada em tudo!!!
Que orgulho!!!!


beiju grande

Kris Barz disse...

Eu adorei essa sua empreitada no mundo dos cupcakes! Devem ter ficado uma delicia.

Amiga olha so criei um novo blog..hauhauhaua
deve ser o bilionesimo. Adiciona ele e me acompanha por la. Akele do Mr. D continua la mas so pra convidadso, ja q descobriram ele, mas eu te convidei. Esse novo é aberto!
http://perdendoaconta.blogspot.com/

Juliana Oliveira disse...

Adorei as estrelinhas!
Saudades de vc, Betty!